Páginas

segunda-feira, outubro 13, 2008

Instalando o Mandriva Linux 2009 sem DVD

O mandriva linux 2009 free, assim como o 2008.1 vem em duas versões: em 3 CDs ou1 DVD. A versão em DVD é mais completa, e incomoda menos na instalação, com inserção e remoção do CD. Apesar disso, alguns computadores (como o meu) não têm leitor ou gravador de DVDs, o que acaba obrigando a instalação por meio de CDs. Ou obrigava. Este tutorial ensina como instalar o mandriva linux pelo disco rígido e sem grandes complicações. Vamos ao Tutorial:

Baixe o Mandriva Linux 2009 versão em DVD;


Crie um diretório na raíz de alguma partição do seu disco rígido, que não seja a partição onde será instalado o sistema. Por exemplo, se o seu disco tem uma partição para o sistema e outra para a home, crie a pasta com:

mkdir /home/mdv2009

, sendo que mdv2009 é um nome alternativo somente para a montagem da imagem do DVD. (faça isso como root).
crie um diretório temporario para receber os arquivos do DVD. este pode ser em qualquer lugar, mas, para facilitar, eu crio na /home também:

mkdir /home/temporario

Depois de criado o diretório para os arquivos, vamos montar a imagem do dvd no diretório criado

mount -o loop /caminha/do/arquivo.iso /home/temporario

Depois disso, copie os arquivos para o diretório que será usado na instalação

cp -R /home/temporario/* /home/mdv2009

o argumento "-R" é para que ele copie também os diretórios (recursivamente). Este processo pode demorar um pouco, são 4gbs de informação sendo copiados. Não cancele ou feche o terminal.

Após a cópia dos arquivos, basta criar uma entrada no grub para bootar pela imagem do dvd para iniciar a instalação. Para isso você pode usar um editor qualquer. O comando inclui o kwrite:

kwrite /boot/grub/menu.lst

No fim do arquivo inclua:

title Mandriva_2009.0
kernel (hd1,0)/mdv2009/i586/isolinux/alt0/vmlinuz
initrd (hd1,0)/mdv2009/i586/isolinux/alt0/all.rdz

sendo que 1,0 deve ser substituido pelo correspondente de suas partições, lembrando que:
0,x: zero é o numero do disco;
x,0: zero é o numero da partição.
No meu caso, o diretório está no segundo disco (1), na primeira partição (0).

/mdv2009/tmp/i586/isolinux/alt0/vmlinuz e /mdv2009/i586/isolinux/alt0/all.rdz são os arquivos que o sistema irá utilizar para bootar o instalador. /mdv2009 é o diretório que criamos para receber os arquivos, lembra?

Salve o arquivo e para iniciar a instalação reinicie o computador usando a opção criada para o boot.
Iniciando o instalador, ele mostrara um menu que contem opções de instalação. selecione HD. Ele vai perguntar qual disco e partição. Selecione segundo as suas configurações (identico ao grub). Em partição, caso tenha seguido o que disse acima, após selecionado o disco, coloque /mdv2009, ou o nome que você deu ao diretório que contem os arquivos.pressione enter e, caso esteja tudo certo, ele deverá abrir o instalador tradicional. Quando a numeração das partições está correta, o processo de configuração para a instalação a partir do disco rígido não leva mais que 10 minutos (salvo a espera pela cópia dos arquivos). Este mesmo período é ganho na instalação, bem mais rápida pelo disco ao inves do CD. Tome o cuidado de não deixar os arquivos do DVD na mesma partição do sistema, senõa o processo irá falhar. Dúvidas ou correções adicionem por favor por comentário.



ps: desculpem a ausencia de imagens... sem VM fica difícil.